Símbolos Sabianos como oráculo

Simbolos sabianos

 

Marc Edmund Jones, nascido em finais do século XIX nos Estados Unidos, foi um astrólogo de renome e um líder do movimento que viria a reformular o estudo da astrologia. Não se limitando a esta actividade, foi também filósofo, teosofista, pastor presbiteriano, realizador de cinema e escritor.

marc

Em 1925, Marc e Elsie Wheeler, clarividente e sua aluna, trabalharam juntos na criação de 360 símbolos, um para cada grau do zodíaco. Antecipadamente foram preparados 360 cartões com a indicação do respectivo grau; sem saber a que parte do zodíaco pertencia cada um dos cartões, Elsie fazendo uso das suas capacidades psíquicas, visualizava uma cena, uma imagem, e transmitia então em breves palavras aquilo que a sua “visão interior” tinha percepcionado. O processo decorreu durante um dia, e os vários símbolos foram surgindo sem qualquer sequência pré determinada. Nasciam desta forma aqueles que viriam a ser conhecidos como os Símbolos Sabianos. Inúmeros detalhes fazem parte desta história, mas por uma questão de síntese opto por não os mencionar.

Dane Rudhyar, outro marco do desenvolvimento da astrologia no século XX, interessou-se pelo trabalho de Marc e Elsie, e trabalhou ele próprio numa visão pessoal dos 360 símbolos. Edita um primeiro livro sobre o tema,  e posteriormente mais dois livros em que aprofunda o estudo do significado de toda a simbologia envolvida.

dane

Em cada mapa natal, seja relativo a pessoas ou eventos, existem sempre pontos especialmente importantes para os quais é possível fazer uma leitura simbólica do grau desse ponto. Como exemplo, pode referir-se que em mapas individuais, o posicionamento do ascendente, do Sol e da Lua são fundamentais; recorrendo à leitura e interpretação dos respectivos Símbolos Sabianos, é possível retirar informação complementar à leitura básica das energias em jogo.

Mas Dane Rudhyar explorou igualmente outra vertente, na utilização destes símbolos; tal como o Tarôt e o I Ching eles podem ser usados como um oráculo. Este facto espicaçou tremendamente a minha curiosidade!!!!  Eu tinha “brincado” com o Tarôt há uns poucos anos, quando comecei a “meter o nariz” em tudo o que não fosse lógico, racional e cientificamente provado 🙂  … mas de facto não era a minha onda. Agora… Símbolos Sabianos sim… astrologia siiiiimmmmm, portanto era apenas natural que experimentasse. E experimentei. E gostei! Há um método que funciona com cartas vulgares de jogar, e foi esse que adoptei.

 

 

Share Button

23 thoughts on “Símbolos Sabianos como oráculo”

  1. Boa Noite
    Gostei do seu blog e gostaria de receber um símbolo sabiano se possível. Agradeço desde já a sua disponibilidade.

  2. Oláaa, gostaria de saber qual o símbolo sabiano do sol em 11º de libra 😀 mande por email se puder, não sei se conseguirei voltar aqui pra ler sua resposta

Comments are closed.