Se estás com pressa faz as coisas devagar

No dia 30 de Abril tivemos a Lua nova de Touro. Houve um eclipse e a “missão” associada a este eclipse tem um peso assinalável na energia de Touro. A minha Revolução Solar 2021/2022, válida por pouco tempo já que o meu signo solar é Gémeos, tem ascendente Touro, Sol e Mercúrio na casa 2, a casa natural de Touro. Acreditem, durante este período comecei a ficar expert em dois atributos de Touro, a calma e paciência perante as chatices nossas do dia a dia! Quem diria! De tal forma que inventei um mantra para Touro. “Se estás com pressa faz as coisas devagar”. Quantas vezes a pressa, a impaciência, dá mau resultado? Pois é! 

Inevitável lembrar-me do trânsito actual de Urano em Touro, e da necessidade de trabalharmos para que o nosso sistema de valores se renove, para deixarmos de valorizar umas coisas e passarmos a valorizar outras. A nossa qualidade de vida agradece. Não há dúvida que eu valorizava imenso a rapidez, aquelas coisas que se fazem num estalar de dedos. O pior é que quase nada se faz ou acontece assim tão depressa, e por isso vivia permanentemente insatisfeita, com a percepção de que não tinha tempo para nada do que gosto de fazer! Tudo levava tanto tempo, especialmente as coisas que não realizava com gosto! Deixava de fazer muitas tarefas básicas, pela sensação de me tomarem demasiado tempo. Felizmente também percebia que talvez não fosse bem assim, outras pessoas pareciam fazer essas coisas “muito demoradas” e ainda assim tinham tempo para outras actividades. Decidi um dia cronometrar algumas tarefas e tive imensas surpresas. E choques! Um exemplo foi o fazer a cama todos os dias. Eu não fazia todos os dias, fazia de vez em quando, quando tinha tempo. Mas claro como não tinha tempo para nada, fazia quando o rei faz anos. Claro que, vivendo num país republicano…. percebem, não é? Bom, o acto de cronometrar a tarefa de deixar a cama toda bonitinha e arrumadinha, mostrou que precisava apenas de 5 minutos!!!! Fiquei chocada! 5 minutos, apesar da sensação de que aquilo me consumia demasiado tempo. As coisas são o que são, mas é a nossa percepção que vai distorcer ou não a realidade das circunstâncias. Bem dizia a Anais Ninn, “Nós não vemos as coisas como elas são, vemos como nós somos”. E de facto eu era uma pessoa apressada e também eléctrica, stressada! Mas gostava, gostava de andar sempre a mil à hora, cultivando a pressa, porque isso seria a consequência de ser muito ocupada, e uma pessoa ocupada tem muitas coisas “importantes” para fazer, sendo que vivemos um paradigma social em que a nossa importância também se mede pelo número de “coisas importante” que temos para fazer, que é quase sempre “trabalho”. Enfim, isto dá pano para mangas e talvez agora que começo a valorizar a calma e a paciência, agora que vou alimentando diariamente esta capacidade de desacelerar, de começar a apreciar a vida em slow motion, possa então dar início a algo que me daria imenso prazer (outro atributo de Touro) que seria escrever todas as coisas sobre as quais me apetece escrever. Coisas que vou guardando em gavetas mentais porque passá-las para o papel…. perdão, ecran…demora imenso tempo e não tenho paciência para isso! OMG, que paciência para me aturar! 

Voltando ao início, à Lua nova do dia 30, trago à conversa o símbolo sabiano onde ocorreu: uma mulher aspergindo flores. Saliento que cada um de nós vai interpretá-lo de acordo com quem é neste momento. Este símbolo remete-me imediatamente para uma atmosfera de calma e tranquilidade. Não consigo imaginar ninguém stressado, ansioso, preocupado, com falta de paciência, dedicando-se a borrifar plantinhas. Portanto, a minha primeira interpretação para este símbolo é “calma e tranquilidade”. Acontece que logo após a Lua nova, no Domingo, uma situação muito aborrecida me aconteceu, e não está inteiramente nas minhas mãos a sua resolução. Manter a calma e a tranquilidade não seria possível no passado. Desta vez porém, o que eu tinha para fazer fiz imediatamente, e agora resta-me esperar que outros cumpram o seu papel. É fantástico, incrível, inacreditável observar a minha reacção actual a este acontecimento! Trata-se de algo muito importante para mim que ficou suspenso, em stand by, sem que eu possa fazer nada para reverter a situação. Há algum tempo atrás eu estaria literalmente de “cabelos em pé”, à beira de um ataque de nervos a cada instante, sentindo-me uma vítima do “mau karma” que sempre me acompanhou numa determinada área da minha vida e que volta a estar em causa com este incidente. Mas agora, agora não, nem nada que se pareça! Agora sinto apenas uma reserva inesgotável de calma e paciência perante a situação. Esta nova postura não surgiu “por causa” da Revolução Solar com o ascendente em Touro e a casa 2 ocupada pelo Sol e por Mercúrio. Surgiu durante a Revolução Solar porque desde há anos eu me determinei a mudar de maneira a conseguir “atrair” condições de vida infinitamente melhores do que eu conhecia. Parece que o Churchill terá dito que não era exigente, contentava-se apenas com o melhor. Pois eu assumi a mesma posição! O que aprendi, e finalmente consigo colocar em prática de forma espontânea é que perante um grande problema só temos que fazer o que está na nossa mão e depois, mantendo e alimentando a calma e a paciência, deixar que o Universo, a Vida, faça a sua parte. Será esta calma que vai “atrair” a solução. 

Há plantas que agradecem os borrifos de água fresca na sua folhagem. Não morrem se tal cuidado for inexistente, porém a sua qualidade de vida melhora substancialmente se tal suceder. A Touro eu atribuo também a expressão “qualidade de vida”. Então, aquilo que também me ocorre relativamente ao símbolo é “qualidade de vida”. Transpondo isto para a nossa vida, diria que é a calma e paciência perante os obstáculos, grandes ou pequenos, que nos vai garantir qualidade de vida. Observem os acontecimentos da lunação sob este ponto de vista, e se quiserem no fim manifestem-se. 

Nos próximos meses, com a ênfase assinalável em Touro na “missão” subtil do eclipse do dia 30, é expectável tudo isto estar em cima da mesa. As próximas semanas vão revelar muito dos próximos meses. 

 

Share Button